Plano Sustentável para Mobilidade Urbana – Rio Branco

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Resumo: O Plano Diretor de Transporte e Trânsito de Rio Branco foi criado a partir de um diagnóstico da situação da mobilidade na cidade, da modelagem dos transportes e da elaboração e avaliação de diferentes cenários de demanda e oferta. Foi realizado um estudo prévio de toda a dinâmica urbana e das características físicas e legais do sistema viário e de trânsito, do sistema de transporte público e do transporte não motorizado, além das características socioeconômicas da população e do contexto do uso do solo na cidade, de forma a integrar o Plano Diretor com a demanda e oferta de mobilidade existente. Assim, o Plano buscava tratar o transporte não só como indutor de urbanização mas, principalmente, como homogeneizador do espaço. Dessa forma, foram propostas diferentes intervenções, buscando abranger todos os modais existentes: não motorizados (pedestres e ciclistas) e motorizados (individual – automóveis e motocicletas – e coletivo – ônibus).

Resultados:
• A capital do Acre mantém a maior rede cicloviária per capita do país, com cerca de 160 quilômetros de vias cicláveis projetadas e mais de 110 quilômetros de vias (ciclovias e ciclofaixas) já em funcionamento para um total de 350 mil habitantes, sendo que o principal uso da bicicleta é como meio de transporte;
• Desenvolvimento de um programa para implantar mais 100 quilômetros de ciclovias integradas ao sistema de ônibus;
• Criação do Parque da Maternidade, um parque linear no centro da cidade com ciclovias em toda sua extensão e de onde saem outros parques lineares, que se encontram com novas ciclovias e ciclofaixas, que proporcionam uma alternativa ao ciclista;
• Transformação do canteiro central da Via Chico Mendes, importante avenida da cidade, em uma ciclovia iluminada, sinalizada e ajardinada, que segue até as rodovias que ligam a cidade ao interior, à Bolívia e ao Peru.

Descrição

Período de realização: 2006 – “sem previsão de finalização”

Público-alvo e abrangência geográfica: População da cidade de Rio Branco (AC).

Principais atividades desenvolvidas:
• 2005: início das discussões sobre o Plano Diretor da cidade;
• 2006: implantação de 60 quilômetros de ciclovias e ciclofaixas, como teste para criação de vias exclusivas para o uso da bicicleta;
• 2007: articulado com os direcionamentos do Plano Diretor, o Plano Diretor de Transporte e Trânsito (PDTT) de Rio Branco buscou requalificar as vias existentes segundo novos critérios de segurança ao ciclista, considerou a implantação de mais 100 novos quilômetros de vias cicláveis e melhorou as calçadas da cidade, além de ampliar a malha viária e padronizar a sinalização no sistema;
• 2009: Conclusão do PDTT e Projeto de Requalificação das calçadas e ciclovias;
• 2009: Cidade sedia a 69ª Reunião do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Transporte Urbano e Trânsito, com apresentação da experiência de Rio Branco;
• 2013: Revisão do PDTT para definição de um marco legal.
• Foram realizadas, também, intervenções de forma a abranger todos os modais:
– Calçadas: foram recuperadas e melhoradas, priorizando o entorno dos principais corredores de ônibus e áreas comerciais de forma a consolidar as áreas mais densas, inclusive com instalação de iluminação noturna.
– Programa de acessibilidade de pedestres: priorização de intervenções nos eixos viários, nas áreas comerciais e no entorno dos terminais, onde concentram a maior parte do deslocamento de pedestres. Também foram propostas e instaladas “ruas de convivência”, onde a circulação de pedestres e automóveis é de baixa intensidade. Além disso, alguns cruzamentos foram adaptados com elevação da via à altura da calçada, obrigando o motorista a reduzir a velocidade e proporcionando maior segurança para os pedestres.
– Ruas de convivência: criação de espaços de convivência, com integração entre os modos de locomoção e transporte nas vias secundárias da cidade. As ruas de convivência têm um só nível, aumentando a área útil do espaço, e a delimitação dos usos (estacionamento e área de lazer) é determinada pelos próprios equipamentos urbanos (faixas, postes, árvores e bancos).
– Bicicleta: previsão de acesso por bicicleta aos principais centros de serviços da cidade.
– Transporte coletivo: foram propostos oito terminais e três pontos de conexão em localidades estratégicas da cidade, de forma a conectar diferentes linhas e eliminar a concentração do transporte em um ponto único da cidade.

Contato: Prefeitura de Rio Branco | Rio Branco (AC)
Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (RBTRANS)
rbtrans@riobranco.ac.gov.br | (68) 3214-3300

*Prática inserida pelo consultor Rafael Jó Girão (não participante do processo de chamada pública)

Informação adicional

Localização