03. Tecnologia da Informação aplicada à sustentabilidade

A crescente urbanização e o grande desenvolvimento digital trouxeram novos desafios à administração pública nos últimos anos: a atualização dos processos de gestão. Nesse sentido, a Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) contribui para a construção de cidades inteligentes, pois é base para a eficiência, inovação e disponibilização dos serviços de infraestrutura urbana¹.
Além disso, a TIC pode aproximar o munícipe da administração pública e, ao torná-lo parte do processo, pode maximizar esforços em prol do bem comum. Um planejamento mais colaborativo e uma participação cidadã ativa também tornam a cidade mais competitiva e inovadora.
Um exemplo prático do uso da TIC em locais públicos é a necessidade, cada dia maior, de incorporação de uma gestão pública mais transparente e da difusão do uso e acesso a informações públicas. Outro exemplo é o próprio aumento da produtividade quando se adotam mecanismos facilitadores que a tecnologia proporciona. Economicamente, gastos com papel e impressão também podem ser reduzidos, integrando ao tema “uso do papel”. Por isso, a TIC permeia todos os outros temas e pode ajudar a potencializá-los e aprimorá-los.

Mostrando todos os 20 resultados

Mostrando todos os 20 resultados