Fomentando Compras Públicas Sustentáveis

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Resumo: Mudar os padrões de produção e consumo está no cerne das principais ações em prol do desenvolvimento sustentável. Uma das formas de se alcançar essa  mudança é promover a introdução de critérios ambientalmente amigáveis nos processos de compras do setor público, as chamadas compras públicas sustentáveis. Para que isso comece a acontecer de uma maneira efetiva e imediata, foi criado o projeto Fomentando Compras Públicas Sustentáveis no Brasil, uma iniciativa da campanha global do ICLEI, Cidades pela Proteção do Clima (CCP). Em sua fase inicial, o projeto está sendo implementado nos estados de São Paulo e Minas Gerais e na cidade de São Paulo – os 3 maiores PIBs do Brasil depois da União – com o propósito de desenvolver um processo sistemático e uma estrutura estratégica para práticas de Compras Públicas Sustentáveis (CPS). A implementação de CPS por parte desses governos poderá influenciar o mercado, de forma a incentivar inovações e assegurar a introdução de produtos mais sustentáveis no mercado nacional.

Principais resultados:
• Economia de R$ 77 milhões nas compras efetuadas entre maio de 2007 e janeiro de 2009;
• Aumento na compra de papel reciclado;
• Renovação da frota de veículo dando preferência aos movidos a bicombustíveis.

Descrição

Período de realização: 2006 – “sem previsão de finalização”

Público-alvo e abrangência geográfica: O projeto acontece na Prefeitura de São Paulo e em todo o Estado, bem como no estado de Minas Gerais.

Principais atividades desenvolvidas:
• O governo do estado de São Paulo, em parceria com o ICLEI, criou o Programa Estadual de Contratações Públicas Sustentáveis a partir da atuação da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, que  vem promovendo licitações sustentáveis na esfera estadual, por meio de atuação conjunta com a Secretaria de Gestão Pública;
• Instituição do Grupo Técnico de Licitações Sustentáveis com o objetivo de elaborar estudos e prestar assessoria técnica e jurídica na área ambiental, visando a introdução de critérios ambientais compatíveis com as políticas socioambientais, especialmente nas ações do sistema eletrônico de aquisição de bens e serviços;
• No âmbito do programa está ainda a capacitação dos funcionários sobre a inserção de critérios ambientais nos editais de licitação, a orientação para a aquisição e contratação de bens e serviços que tenham recebido o Selo Socioambiental e a elaboração de relatórios de sustentabilidade;
• Atuação através da Bolsa Eletrônica de Compras do Governo do Estado de São Paulo (Sistema BEC/SP), que dá transparência e agilidade ao processo de compras e reduz o preço da aquisição de bens e serviços;
• Aplicação da metodologia do programa no Estado de Minas Gerais, a partir da parceria com o Governo estadual de São Paulo e o ICLEI.

Recursos necessários: Equipes para desenvolvimento das ações fruto de parceria entre o ICLEI LACS e o Centro de
Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas (GVces).

Contato: Governos Locais pela Sustentabilidade (ICLEI) | São Paulo (SP)
iclei-sams@iclei.org | (11) 5084-3079

*Prática inserida pelo consultor Rafael Jó Girão (não participante do processo de chamada pública)

Informação adicional

Localização

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