Descrição
Período de realização: 2006 – “sem previsão de finalização”
Público-alvo e abrangência geográfica: População da cidade de Rio Branco (AC).
Principais atividades desenvolvidas:
• 2005: início das discussões sobre o Plano Diretor da cidade;
• 2006: implantação de 60 quilômetros de ciclovias e ciclofaixas, como teste para criação de vias exclusivas para o uso da bicicleta;
• 2007: articulado com os direcionamentos do Plano Diretor, o Plano Diretor de Transporte e Trânsito (PDTT) de Rio Branco buscou requalificar as vias existentes segundo novos critérios de segurança ao ciclista, considerou a implantação de mais 100 novos quilômetros de vias cicláveis e melhorou as calçadas da cidade, além de ampliar a malha viária e padronizar a sinalização no sistema;
• 2009: Conclusão do PDTT e Projeto de Requalificação das calçadas e ciclovias;
• 2009: Cidade sedia a 69ª Reunião do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Transporte Urbano e Trânsito, com apresentação da experiência de Rio Branco;
• 2013: Revisão do PDTT para definição de um marco legal.
• Foram realizadas, também, intervenções de forma a abranger todos os modais:
– Calçadas: foram recuperadas e melhoradas, priorizando o entorno dos principais corredores de ônibus e áreas comerciais de forma a consolidar as áreas mais densas, inclusive com instalação de iluminação noturna.
– Programa de acessibilidade de pedestres: priorização de intervenções nos eixos viários, nas áreas comerciais e no entorno dos terminais, onde concentram a maior parte do deslocamento de pedestres. Também foram propostas e instaladas “ruas de convivência”, onde a circulação de pedestres e automóveis é de baixa intensidade. Além disso, alguns cruzamentos foram adaptados com elevação da via à altura da calçada, obrigando o motorista a reduzir a velocidade e proporcionando maior segurança para os pedestres.
– Ruas de convivência: criação de espaços de convivência, com integração entre os modos de locomoção e transporte nas vias secundárias da cidade. As ruas de convivência têm um só nível, aumentando a área útil do espaço, e a delimitação dos usos (estacionamento e área de lazer) é determinada pelos próprios equipamentos urbanos (faixas, postes, árvores e bancos).
– Bicicleta: previsão de acesso por bicicleta aos principais centros de serviços da cidade.
– Transporte coletivo: foram propostos oito terminais e três pontos de conexão em localidades estratégicas da cidade, de forma a conectar diferentes linhas e eliminar a concentração do transporte em um ponto único da cidade.
Contato: Prefeitura de Rio Branco | Rio Branco (AC)
Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (RBTRANS)
rbtrans@riobranco.ac.gov.br | (68) 3214-3300
*Prática inserida pelo consultor Rafael Jó Girão (não participante do processo de chamada pública)