09. Mobilidade/Transporte

A sustentabilidade nos meios de transporte tem sido amplamente difundida com o acesso ao etanol e o biodiesel, por exemplo, e o aumento do número de carros elétricos. Mas a conscientização de uma mobilidade pública mais sustentável perpassa outros temas, como o planejamento urbano, o transporte público de qualidade e as facilidades de locomoção usando outros meios de transporte, como as bicicletas.
Como todos os outros itens, este também passa pela força do exemplo que o poder público pode dar à população ao adotar práticas e maquinários mais sustentáveis. Foi o que fez a capital paranaense, que em 2016 inseriu veículos elétricos na frota pública para reduzir as emissões de gases de efeito estufa. O projeto Ecoelétrico rendeu a Curitiba alguns prêmios e seis toneladas de dióxido de carbono a menos jogadas no ar, o que garante também uma melhoria da qualidade de vida da população¹.
Mas não é somente a compra de novos carros que merece destaque. É preciso que haja planejamento e compartilhamento no uso, manutenção da frota já existente, com revisões preventivas e periódicas sugeridas pelos fabricantes e a calibragem de pneus. Isso contribui para o prolongamento da vida útil do veículo, representa uma economia financeira e minimiza o lançamento de poluentes no ar, no solo e nas águas.

Mostrando todos os 18 resultados

Mostrando todos os 18 resultados