05. Uso racional da madeira

A madeira constitui um importante mercado no Brasil, pois o País é o maior produtor mundial desse material e um dos maiores consumidores. Presente na sociedade em diversas formas, a madeira apresenta grande potencial de sustentabilidade que depende do manejo adequado das florestas e da exploração ordenada e consciente.
Na administração pública, a madeira possui inúmeras finalidades na construção de prédios públicos, pisos, passarelas, móveis, prateleiras, decorações e outros, fazendo com que governos e órgãos públicos se tornem responsáveis por um consumo consciente de madeira certificada, ou seja, com garantia de origem.
O que poucos gestores públicos perceberam até hoje é o potencial inexplorado do manejo florestal e a capacidade da administração pública de fomentá-lo. O desenvolvimento de técnicas de extrativismo e o aumento do conhecimento e da oferta de novos produtos florestais permitem uma maior valorização das florestas e, assim, um maior potencial econômico e social de seu manejo sustentável¹.

Mostrando todos os 11 resultados

Mostrando todos os 11 resultados