TáxiGov 2.0

Site: www.planejamento.gov.br/taxigov

Resumo: TáxiGov 2.0 é um aplicativo para transporte por meio de agenciamento de táxis criado em 2017 pela Central de Compras do Ministério do Planejamento. O objetivo do aplicativo, que está sendo aprimorado e, por isso, é chamado de 2.0, é auxiliar o deslocamento em serviço de servidores e colaboradores da Administração Pública Federal, diminuindo os custos com veículos próprios e locados, reduzindo, assim, o valor do quilômetro rodado no Distrito Federal e no entorno. A expectativa com a implantação do sistema é gerar uma economia em torno dos 60%, além de intensificar o uso de painéis de gerenciamento para a fiscalização.

Principais resultados:
• Em um ano de uso do TáxiGov 1.0, cadastramento de mais de 25 mil servidores e colaboradores de 24 órgãos;
• Redução de gastos em 50% em relação ao TáxiGov 1.0 e de mais de 80% em relação à média dos demais modelos de transporte;
• Eliminação da ociosidade dos veículos próprios e locados e redução de gastos de franquia e quilometragem excedente;
• Liberação de garagens e depósitos da frota para novos usos;
• Conscientização do usuário do valor gasto por corrida;
• Redução de mais de 50% dos quilômetros rodados em decorrência da eliminação da quilometragem não útil;
• Diminuição, no âmbito Administração Pública Federal direta, de mais de 30 contratos de locação, terceirização de motoristas, manutenção, abastecimento e seguro.

Descrição

Período de realização: 02/2017 – “sem previsão de finalização”

Público-alvo e abrangência geográfica: Todos os servidores federais sediados em Brasília (DF).

Principais atividades desenvolvidas:
• Planejamento da implantação do sistema e seu aprimoramento;
• Cadastramento dos órgãos e usuários (servidores);
• Assinatura de instrumento de adesão;
• Capacitação de gestores e usuários para utilizarem a ferramenta;
• Monitoramento e gestão dos cadastros e do uso do serviço;
• Centralização da operação: assinatura de um único contrato pela Central de Compras, desonerando os órgãos da Administração Pública Federal direta das funções de gestão contratual e pagamento;
• Essa tecnologia elimina processos manuais a partir da automação da solicitação, do ateste e da gestão do uso do serviço e possibilita o acompanhamento dos serviços em deslocamento em tempo real.

Recursos necessários:
• A adesão ao TáxiGov 2.0 é feita pelos Órgãos junto à Central de Compras a partir da assinatura do Termo de adesão (TA), que contempla uma previsão do quantitativo de corridas e valor estimado; definição de responsabilidades, ateste, cadastramento e manutenção de usuários; e relacionamento entre Central e o órgão signatário.

*Prática inserida pelo consultor Rafael Jó Girão (não participante do processo de chamada pública)

Informação adicional

Localização