Sistema Eletrônico de Informações – Rondônia

Site: https://www.sei.ro.gov.br

Resumo: Desde 2017, o Governo de Rondônia vem adotando o Sistema Eletrônico de Informações (SEI) para a modernização dos fluxos de trabalho, digitalização de processos e documentos. Através do sistema foi possível melhorar o trâmite processual, desenvolvendo-os através do meio digital, evitando morosidade, perda de processo e economia de recursos com papel, caneta, impressões, além da transparência e facilidade da vida dos servidores.

Principais resultados
• Aumento de 75% na agilidade de tramitação de documentos;
• Mais de 26.800 usuários cadastrados no sistema e mais de 15 mil usuários capacitados;
• Mais de quatro milhões de folhas de A4 economizadas com a implantação do sistema;
• Economia de R$ 3,9 milhões aos cofres públicos. Para ilustrar, entre as economias com implantação do sistema estão os R$ 44,2 mil gastos apenas com canetas, clipes, grampos e outros materiais, além dos R$ 20,2 mil empregados no pagamento de 5.777 litros de combustível por mês para transporte de papéis, valor que, desde a introdução do SEI, em fevereiro de 2017, foi zerado.

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Descrição

Período de realização: 04/2017 – “sem previsão de finalização”

Público-alvo e abrangência geográfica: O público-alvo do projeto são os servidores de Rondônia e a abrangência da iniciativa é estadual.

Principais atividades desenvolvidas:
• O Sistema Eletrônico de Informações (SEI) é um sistema de tramitação de processo digital regulamentado através do decreto nº 21.794, de 5 de abril de 2017.
• A implantação ocorrerá em etapas, conforme cronograma abaixo, definido pelo grupo gestor do SEI:

Processo Uso facultativo Uso obrigatório
Comunicação: Memorandos 28.08.2017 25.09.2017
Comunicação: Ofícios 28.08.2017 25.09.2017
Processo Administrativo Disciplinar 28.08.2017 25.09.2017
Sindicância Punitiva 28.08.2017 25.09.2017
Tomadas de Contas 28.08.2017 25.09.2017
Todos os processos de gestão de pessoas 17.08.2017 10.09.2017
Proposição de Decreto 15.12.2017 04.05.2018
Proposição de Lei 15.12.2017 04.05.2018
Proposição de Lei Complementar 15.12.2017 04.05.2018
Proposição de Portaria 15.12.2017 04.05.2018
Proposição de Resolução 15.12.2017 04.05.2018
Todos os processos de convênio dos Órgãos da Administração Direta e Indireta 22.05.2017 25.08.2017
Controle de Frequência/Folha de Ponto 10.06.2017 20.08.2017
Todos os processos de compras (licitatórios, dispensa, inexigibilidade e suprimento de fundos) dos Órgãos da Administração Indireta 22.05.2017 25.08.2017
Processos de diárias dos Órgãos da Administração Indireta 22.05.2017 25.08.2017
Todos os processos de execução da despesa 22.05.2017 29.05.2017
Todos os processos de compras (licitatórios, dispensa, inexigibilidade e suprimento de fundos) dos Órgãos da Administração Direta 22.05.2017 29.05.2017
Processos de diárias dos Órgãos da Administração Direta 22.05.2017 26.06.2017
Nomeação e Implantação em Folha para Cargo em Comissão dos Órgãos da Administração Direta 30.01.2017 22.03.2017
Exoneração e Pagamento de Verbas Rescisórias de Cargo em Comissão dos Órgãos da Administração Direta 30.01.2017 22.03.2017
Designação e Implantação em Folha para Cargo em Função Gratificada dos Órgãos da Administração Direta 30.01.2017 22.03.2017
Dispensa em Função Gratificada dos Órgãos da Administração Direta 30.01.2017 22.03.2017
Alteração de Cargo em Comissão (Exoneração/Nomeação) dos Órgãos da Administração Direta 30.01.2017 22.03.2017
Alteração de Cargo em Função de Gratificada (Dispensa/Designação) dos Órgãos da Administração Direta 30.01.2017 22.03.2017

• Para facilitar a adesão dos servidores, foi criado um curso EaD disponível no portal do SEI e criado um Manual básico do SEI. É possível também a solicitação de um treinamento em grupo, que precisa ser agendado pelo portal.

Recursos necessários:
• Para implantação do projeto, 1.978 pessoas de diversos órgãos trabalharam em equipe, sob a coordenação da superintendente Rosana Vieira de Souza, do diretor da Diretoria Executiva de Tecnologia da Informação e Comunicação (Detic), Ronaldo Sawada, e da coordenadora de administração de finanças na Superintendência Estadual de Gestão e Gastos Públicos (Sugesp), Elizete Gonçalves de Lima;
• O projeto foi desenvolvido no âmbito do Tribunal Regional Federal (TRF) 4ª Região e já foi adotado em 97% dos ministérios e órgãos federais. O governo estadual fez acordo de cooperação técnica com o Ministério do Planejamento.

Contato:  Governo do Estado de Rondônia | Porto Velho (RO)
Superintendência Estadual de Assuntos Estratégicos (Seae)
contato@seae.ro.gov.br | (69) 3212-9513

*Prática inserida pelo consultor Rafael Jó Girão (não participante do processo de chamada pública)

Informação adicional

Localização