Paper Less

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Site: www.correios.com.br

Resumo: Os Correios promoveram o uso da plataforma mobile aos carteiros de todo País, tornando virtuais os procedimentos administrativos que utilizavam milhares de resmas de papel e espaços para armazenagem. O projeto PaperLess também substituiu informações registradas em formulários físicos pelo ambiente digital. Os resultado são a redução do consumo de papel, diminuição das despesas e da poluição advinda de toda a cadeia de produção, otimização de espaços e melhora na prestação do serviço aos clientes.

Principais resultados:
Extinção da impressão de listagens, representando uma redução de utilização de 260 mil resmas de papel e 112 milhões de formulários de AR, além de 13 mil cartuchos de toner (desconsiderados custos diretos com cilindros de impressão, manutenção de impressoras, e custos fixos operacionais, gastos com energia elétrica, água, mão-de-obra e outros).
Potencial de redução dos custos com armazenamento de documentos físicos, com a adoção da Lista de Objetos Especiais Entregues ao Carteiro (LOEC) e Lista de Distribuição Interna (LDI) virtuais. Como exemplo, apenas para as LOECs, há necessidade, atualmente, de 2.452,62 m² a um custo mensal de R$ 33.091,07, totalizando R$ 397.092,84 por ano.

Descrição

Período de realização: 09/2017 a 03/2018

Público-alvo e abrangência geográfica: A abrangência do projeto é nacional e o principal público-alvo é o cliente que utiliza objetos postais registrados. A estimativa de clientes beneficiados pela boa prática é de, aproximadamente, 550 milhões de pessoas, que utilizaram objetos postais registrados em 2017, além dos 45 mil carteiros e outros empregados que desempenhavam as atividades de gestão dos arquivos e pesquisas de objetos postais registrados.

Principais atividades desenvolvidas:
• Eliminação da necessidade dos carteiros levarem uma listagem em papel, de várias laudas, com todos os objetos postais registrados para coletar assinatura do recebedor/destinatário em cada um dos objetos listados. Atualmente, as pesquisas são realizadas eletronicamente.

Recursos necessários:
Financeiros:
• Aquisição de 58 mil smartphones e contratação dos serviços de dados para 45 mil aparelhos;
• Infraestrutura tecnológica (servidores, computadores, redes, impressoras etc) e sistemas automatizados já disponíveis pelos Correios nas unidades de distribuição e atendimento.

Humanos:
• Grupos de trabalho para o desenvolvimento do projeto de mobilidade e, posteriormente, as atividades de planejamento, contratação e implantação dos dispositivos móveis para os carteiros de todo o Brasil. Para tanto, criou-se um laboratório em Bauru (SP) para testes referentes à utilização dos dispositivos móveis pelos carteiros, com acompanhamento e gestão das áreas de logística e tecnologia.

Contato: Correios | Brasília (DF)
Vantuyl Barbosa Júnior | Gerente de Relacionamento com Organizações Internacionais e Sustentabilidade
patriciapierre@correios.com.br | (61) 2141-7928

Informação adicional

Localização